Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Biodiversidade aquática > Aquariofilia > Lista de peixes permitidos para pesca
Início do conteúdo da página

Lista de peixes permitidos para pesca

Publicado: Quinta, 26 de Janeiro de 2017, 10h05 | Última atualização em Segunda, 17 de Abril de 2017, 10h17

O Brasil tem a maior diversidade de peixes de águas continentais no mundo, possuindo mais de 2.500 espécies registradas, e inúmeras espécies não descritas ou desconhecidas pela comunidade científica, apontando para estimativas de que só nas águas continentais brasileiras existam aproximadamente 5.000 espécies. Para os peixes marinhos estima-se que tenhamos mais de 1300 espécies.

Muitas destas espécies geram interesse para o mercado de aquariofilia, mas uma parte significativa destas ainda não foi nem mesmo descritas pela ciência. Por essa razão, as normas vigentes para pesca foram baseadas na definição de listas positivas, que explicitam as espécies que se pode pescar. Dessa forma, a captura de qualquer espécie não listada passa a ser ilegal.

Caso houvesse listas negativas, isso permitiria a pesca de inúmeras espécies ainda desconhecidas. Entretanto, muitas destas espécies permanecem desconhecidas exatamente por serem raras ou possuírem uma biologia diferenciada, e poderiam ter sua sobrevivência facilmente colocada em risco pela pesca comercial, como é o caso dos chamados “peixes-anuais” ou killifishes.

Esse modelo, entretanto, só está em vigor para peixes. Para outros invertebrados aquáticos esse modelo ainda não pôde ser implementado, mas existe uma proposta em tramitação entre os órgãos competentes.

Lista de peixes marinhos e estuarinos permitidos à captura

Lista de peixes de água doce permitidos à captura

Fim do conteúdo da página