Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Consultas Públicas > Consulta Pública recebe sugestões de Aplicativos Móveis (Apps) para apoio a vistorias técnicas de campo de Licenciamento Ambiental Federal (LAF)
Início do conteúdo da página

Consulta Pública recebe sugestões de Aplicativos Móveis (Apps) para apoio a vistorias técnicas de campo de Licenciamento Ambiental Federal (LAF)

Publicado: Quinta, 26 de Setembro de 2019, 18h45 | Última atualização em Sexta, 27 de Setembro de 2019, 10h57

 

Brasília (26/09/2019) - O Ibama promove Consulta Pública para recepcionar sugestões de Aplicativos Móveis (Apps) com potencial de apoio ao registro de informações de campo e elaboração de Relatórios de Vistoria de Licenciamento Ambiental Federal (LAF), com vistas a aprimorar as ações desenvolvidas pelas equipes técnicas no âmbito de processos de licenciamento ambiental, tornando-o um instrumento de gestão ambiental mais ágil e efetivo, considerando a Política de Governança Digital do Poder Executivo Federal e as iniciativas em curso no Instituto de utilização de novas tecnologias no LAF.

O propósito do projeto associado a esta Consulta é a realização de testes gratuitos de Apps em vistorias do Ibama, com o objetivo de identificar os requisitos mínimos necessários para um aplicativo móvel que otimize e qualifique a etapa de execução de vistorias no LAF. O resultado esperado é a consolidação de tais requisitos técnicos e operacionais mínimos, de modo a subsidiar a decisão do órgão em relação à melhor solução para o aprimoramento do procedimento de coleta, análise e registro das informações de campo no LAF.

A decisão de se realizar a presente Consulta foi embasada no fato de já existirem empresas, profissionais autônomos e outras instituições que utilizam Apps para a melhoria de seus trabalhos de campo. Dessa forma, o Ibama poderia, a partir do conhecimento de Apps existentes e dos respectivos testes em campo, identificar e avaliar os requisitos mais adequados de um aplicativo móvel para apoio a vistorias em empreendimentos sujeitos ao LAF, de modo a subsidiar a decisão institucional pela incorporação desta tecnologia.

 

Observações Gerais

  1. Não constitui objeto desta consulta e do projeto associado a ela a qualificação dos aplicativos, ou seja, não serão indicados o melhor ou o pior App
  2. Não serão testados Apps em fase de desenvolvimento ou que ainda não possam ser testados e utilizados
  3. O enfoque dos testes consistirá na identificação dos requisitos que um App deve apresentar para a sua melhor utilização pelos servidores que atuam no Licenciamento Ambiental Federal (LAF).

 

Acesse a Consulta Pública

Esta Consulta Pública ficará disponível até o dia 11/10/2019:

FORMULÁRIO DE CONSULTA PÚBLICA

 

Mais informações

  • Diretoria de Licenciamento Ambiental do Ibama: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Diretoria de Licenciamento Ambiental do Ibama

 

 

Fim do conteúdo da página