Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Sistema Nacional de Controle da Origem e dos Produtos Florestais (Sinaflor)

Publicado: Terça, 22 de Novembro de 2016, 10h53 | Última atualização em Sexta, 16 de Dezembro de 2016, 18h06

O Sistema Nacional de Controle da Origem e dos Produtos Florestais – Sinaflor integra o controle da origem da madeira, do carvão e de outros produtos ou subprodutos florestais, sob coordenação, fiscalização e regulamentação do Ibama. O Sinaflor foi instituído pela Instrução Normativa n° 21, de 24 de dezembro de 2014, em observância dos arts. 35 e 36 da Lei nº 12.651, de 25 de maio de 2012.

As atividades florestais, empreendimentos de base florestal e processos correlatos sujeitos ao controle por parte dos órgãos do Sistema Nacional do Meio Ambiente – Sisnama serão efetuadas por meio do Sinaflor, ou por sistemas estaduais e federais nele integrados.

A implantação do Sinaflor é gradual, por Unidade Federativa. Roraima é o primeiro estado a ter o sistema.

Dois tipos de usuários podem acessar o Sinaflor:

a. Empreendedor: pessoa física ou jurídica que declare ao menos uma das atividades do CTF/APP indicadas na página Acesso de Empreendedor no Sinaflor e esteja em situação regular junto ao Ibama, verificada por meio do Certificado de Regularidade.

b. Responsável Técnico: pessoa física que possua cadastro no CTF/AIDA com o motivo de inscrição adequado, indicado na página Acesso, cadastro e homologação de Responsável Técnico no Sinaflor e esteja em situação regular junto ao Ibama, verificada por meio do Certificado de Regularidade.

A verificação das Unidades Federativas nas quais o sistema já está implantado deverá ser feita exclusivamente junto aos respectivos Órgãos Estaduais e Distritais de Meio Ambiente. 

Acesso ao sistema

Acesso de Empreendedor no Sinaflor

Acesso, cadastro e homologação de Responsável Técnico no Sinaflor

Mais informações

Perguntas frequentes sobre o Sinaflor

Para falar com a Central de Atendimento do Ibama e obter suporte geral sobre o Sinaflor, ligue (61) 3316-1677.

Fim do conteúdo da página