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Ouvidoria

Publicado: Terça, 29 de Novembro de 2016, 10h14 | Última atualização em Quinta, 22 de Dezembro de 2016, 17h36

Canal de diálogo entre o cidadão e a Administração Pública, responsável pela gestão e monitoramento da Linha Verde, Serviços Ibama, Serviços de Informação ao Cidadão (SIC) e do Comex Responde.

A Ouvidoria iniciou suas atividades com a criação do Ibama em 1989. Pioneira na área ambiental, atua na interlocução entre o Ibama e o cidadão. Tem como objetivo mediar o acesso da sociedade com a administração, permitindo por meio do acolhimento das manifestações do cidadão melhorar a qualidade dos serviços prestados pelo órgão.

Aqui é o espaço onde o cidadão pode dialogar abertamente com o Ibama, denunciar crimes ambientais de competência federal, enviar elogios, sugestões, expor problemas sobre irregularidades administrativas, reclamar, solicitar informações ou fazer qualquer tipo de manifestação.

As manifestações recebidas pela Ouvidoria, independentemente do canal utilizado, recebem o mesmo tratamento: são cadastradas, protocoladas, analisadas e respondidas. Os atendentes da Linha Verde e do Serviços Ibama são treinados para responder diretamente a maioria dos questionamentos e dúvidas que nos chegam. As solicitações que dependem de análise e resposta técnica são encaminhadas aos setores competentes para análise e posterior resposta ao interessado.

O Ibama disponibiliza ao cidadão os seguintes canais de comunicação com a Instituição:

Linha Verde: Sugestões, denúncias, elogios, reclamações, solicitações;

Serviços Ibama: Dúvidas de baixa complexidade sobre os serviços prestados pelo Ibama;

Serviço de Informação ao Cidadão: Pedidos de acesso à informação amparados pela LAI;

Comex Responde: Dúvidas do usuário atuante em comércio exterior.

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