SOBRE

  

O Ibama atua no monitoramento e na gestão da emergência ambiental relacionada ao óleo que atingiu as praias do Nordeste. Desde o dia 2 de setembro, o Instituto vem estabelecendo uma série de ações juntamente com a Marinha, a Polícia Federal (PF), a Agência Nacional do Petróleo e Biocombustíveis (ANP), a Petrobras, órgãos ambientais estaduais e municipais com o objetivo de determinar os procedimentos para mitigação dos danos, orientar as equipes em campo e a população, e auxiliar nas investigações quanto à origem do vazamento do petróleo.

Apoio conjunto

 

 

 

 

 

 

DESMOBILIZAÇÃO

  

Nesta seção você encontra informações sobre o processo de desmobilização das ações emergenciais conduzidas pelo Ibama, pela Marinha e pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis – ANP, que compõem o Grupo de Acompanhamento e Avaliação (GAA) do Plano Nacional de Contingência para Incidentes de Poluição por Óleo (PNC)

Em 20 de março de 2020, o Coordenador Operacional do Plano Nacional de Contingência para Incidentes de Poluição por Óleo (PNC) formalmente desmobilizou a coordenação unificada das equipes envolvidas com ações de resposta e monitoramento do Governo Federal.

A estrutura de coordenação, acionada em razão do ineditismo e extensão do derramamento de óleo, tornou-se desnecessária desde o início do ano.

Apesar das lições a serem aprendidas com o evento, as ações emergenciais de resposta foram efetivas, os danos ao meio ambiente foram mitigados e a destinação final dos resíduos vem sendo conduzida de maneira adequada.

Todos os órgãos envolvidos permanecem em ação no escopo de suas competências institucionais, embora já não integrem coordenação unificada.

 

 

 


 

FAUNA ATINGIDA

  

Aqui estão disponibilizados os boletins diários com relação à fauna afetada pelo óleo. Nos documentos é possível identificar as ocorrências e as quantidades de animais encontrados por estado, assim como acompanhar as ações de monitoramento e prevenção.

 

 
 
 

 

LOCALIDADES ATINGIDAS

  

Aqui estão os mapas com todos os locais onde foram encontradas manchas de óleo. As legendas permitem a visualização do estado atual de cada área e a tabela disponível traz as seguintes informações: o nome de cada localidade em que já houve avistamento de manchas, município, data do primeiro avistamento, estado, latitude, longitude, data em que a localidade foi revisitada e status do local no momento.

 

ORIENTAÇÕES

 

O Ibama instrui e orienta sobre os cuidados e a forma segura para manipulação dos resíduos com petróleo. Aqui você vai encontrar orientações técnicas para limpeza de praias, manguezais, áreas rochosas, bem como guias de gestão de resíduos e cartilha sobre fauna oleada.

 

INFORMAÇÕES ÚTEIS

 
 

 

TIRA DÚVIDAS

  

A compilação de perguntas a seguir tem o propósito de auxiliar nas dúvidas mais comuns com relação ao aparecimento das manchas de óleo no Nordeste.

 

 

GALERIA

  

Galeria de fotos e vídeos.