Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notas > Ibama capacita policiais militares de São Paulo a operar sistemas de controle de madeira e de criação de pássaros
Início do conteúdo da página

Ibama capacita policiais militares de São Paulo a operar sistemas de controle de madeira e de criação de pássaros

Publicado: Quarta, 11 de Setembro de 2019, 18h17 | Última atualização em Quarta, 11 de Setembro de 2019, 18h26
imagem sem descrição.

Brasília (11/09/2019) – Analistas do Ibama realizam nos dias 11 e 12 de setembro a capacitação de 46 policiais militares ambientais de São Paulo em sistemas oficiais de controle do Documento de Origem Florestal (SisDOF) e da Gestão de Criadores de Passeriformes Silvestres (Sispass). O objetivo é promover o intercâmbio de conhecimentos entre a União e o estado para obter ganhos de eficiência e qualidade nos serviços prestados à sociedade.

Os policiais que participam do treinamento foram selecionados pela corporação para garantir o atendimento a demandas ambientais em todo o estado de São Paulo.

Instituído pela Portaria do Ministério do Meio Ambiente (MMA) n° 253/2006, o DOF é obrigatório para atividades de transporte e armazenamento de produtos florestais de origem nativa, inclusive o carvão vegetal. O documento contém informações sobre a procedência da madeira, conforme estabelecido na Lei nº 12.651/2012 (Lei de Proteção da Vegetação Nativa).

O Sistema de Cadastro de Passeriformes (Sispass) controla a criação em cativeiro, sem fins comerciais, de aves nativas para observação, estudo e conservação. A atividade é regrada pela Instrução Normativa do Ibama n° 10/2011.

A Polícia Ambiental de São Paulo tem um efetivo de aproximadamente 2 mil policiais.

 

Diretoria de Uso Sustentável da Biodiversidade e Florestas do Ibama

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página